terça-feira, julho 31

:: Os tais almocos de domingo

Entao é domingo. É dia de comer bem e, ja que esta frio (muito frio), é dia de comer quentinho, é dia daquele vinho tinto... Em casa a turma da cozinha inventa. Gosta de inventar e ousar e reinventar e testar. Mas, sabe, os livros de receita sao sempre muito bem-vindos. Primeiro porque eles sao lindos, sao obras de arte da nossa casa mesmo. E eles ficam ali expostos numa prateleira bem alta na cozinha aberta, deixando tudo colorido. E entao voce abre um daqueles, ve aquelas ideias, as tecnicas, as fotos. Ai, as fotos. Ai o apetite abre, as novidades aparecem e estimulam. Ai, de repente, voce esta com a lista do supermercado nas maos com tudo aquilo de gostoso pra fazer aquela receita ali. Humm...

Neste domingo foi dia de risoto com aspargos e camaroes. Mas a revelacao veio depois. A sobremesa surgiu do "Balaio de Sabores", da Carla Pernambuco, do Carlota (ai, o Carlota...). O risoto sempre é um sucesso em casa, naquela panela Le Creuset (a vermelha, que eu adoro). Camaroes estao entre os meus prediletos. Aspargus (agora com "u") me faz lembrar NY. Pena que, desta vez, os aspargos ficaram meio molengos (eu gosto deles mais firmes). Eles iam ficar so no vapor (naquele que voce faz com agua quente e bicarbonato). Mas ai a agua subiu e a coisa perdeu um pouquinho a linha. Nao tem problema.

A sobremesa, pra comecar, é (e ficou) bonita. Eu gosto de pratos bonitos. Mesmo aquele arroz-e-feijao. Eu gosto de organizar tudo no prato, pra deixar um tom arrumadinho. Presta atencao:


(que otimo, sou incompetente, nao sei deixar essa foto na posicao correta)

Abra figos maduros no meio.
Coloque sobre uma forma untada com manteiga.
Espalhe um pouquinho de acucar sobre os figos. Depois coloque lasquinhas de manteiga em cima de cada metada.
Prepare uma calda com aceto (usamos o aromatizado da Casa Rinaldi, Balsamico e Frutti di Basco) e gotinhas de essencia de baunilha.
Regue cada meio figo.
Coloque no formo pre-aquecido a 220 (como coloca o simbolo do grau no mac?).
Deixe ate que os figos murchem. Retire e deixe esfriar.

A calda:

Coloque creme de leite fresco no fogo.
Quando estiver quente, acrescente uma barra de chocolate meio-amargo em lasquinhas.
Coloque uma pitada de sal e uma colher de cafe de essencia de baunilha.

A composicao:

Coloque em tacas um pouquinho de farofa, os figos abertos (para cima), sorvete de creme e passas ao rum e a calda por cima.

E seja feliz.

***Atencao: essa é a "versao falada" do meu pai, baseada na receita do Carlota.
E aqui foi so pra brincar, sem proporcoes e tal.
Quem quiser, pra valer, me ecsreve.

Nenhum comentário: