domingo, abril 13

:: Ossos do ofício

Não foi à toa que fui me apaixonar pela minha profissão, essa mistura das palavras com os ingredientes. Em casa, sempre comi muito bem. Repito o ritual fora. Neste find fui a quatro restaurantes, nas minhas quatro refeições. Quero a comida da minha avó.

Na sexta, saí milagrosamente cedo da redação. Fui ao cinema e ainda deu tempo de sair pra jantar. Sábado era dia que acordar muito cedo para ir para o inglês. Fomos ao Maní, naquele paraíso que virou a Joaquim Antunes, uma coisa. Chegamos por volta das 22h, mesa para quatro. Uma hora de espera. Caminhamos até o Fillipa e preferimos ficar por lá - meia hora de espera. Tomamos suco de lima, dry martini e caipirinha de lichia. Na mesa, cada um pediu um prato e provamos um pouco de tudo. Sobremesa proibida pelo falso-regime, mas provei um creme de framboesa maravilhoso da vizinha.

Sábado foi dia de ficar horas na mesa. Horas. Fomos o Di Lounge, que, desde janeiro, passou por umas mudanças - agora está com um cardápio menor e bufê. Tudo assinado pelo Cassio Machado, que adoro. Inclusive a decoração que é o que há de melhor ali. Charmoso, uma coisa.

No jantar, estava com sono e sem vontade de pensar: fui ao América comer o carpaccio de sempre. Nada gastronômico, mas há algo de prático e rápido ali que agrada - e às vezes, compensa. O garçom sabe quem a gente é, faz questão do melhor antendimento. Os pedidos nunca são servidos com problemas, nem trocados. Por isso a gente volta. Nem precisamos ver o cardápio. Hambúguer pra ele, carpaccio pra mim.

Hoje o dia amanheceu lindo. Sol sem o calor insuportável. Essa cara de outono que eu adoro. Fui ao Chef Rouge, ali nos Jardins. Uma delícia. Eu comi um peito de frango recheado com geléia de framboesa coberto por um queijo com consistência de creme.

Para encerrar, dispensei o cafezinho. Preferi um chá de jasmin de Darjeeling e não me arrependi. Foi servido numa xícara dessas com cara de chá da tarde inglês delicadíssima. E eu disse pro garçom discretamente: escuta, eu quero uma dessa. E agora? Ele me deu o endereço do fornecedor, ali nas redondezas. E, como estou super nesse clima casa, anotei sem a crise de estar saindo dali sem a tal da xícara.

Um comentário:

Flamingo em Festa disse...

vc não me lê, mas eu te leio viu??