domingo, junho 27

:: Receita para acalmar os corações

Hoje acordou mais cedo. Um pouco mais cedo. Domingo é dia dela ficar na preguiça, conheço. Mas então. Acordou mais cedo para finalizar a torta de limão que ela faz à perfeição e preparar panquecas para o café da manhã.

Ontem já tinha sido um capricho. Preparou minha cama e deixou o aquedecor ligado, pra tudo ali ficar bem quentinho, como eu gosto. Mais tarde, antes de dormir, até levou um copo d'água gelada para eu deixar ao lado do abajur, que estava ligado, caso eu quisesse ler um pouco antes de dormir, como é de costume.

A primeira coisa que fez pela manhã foi abrir as janelas da sala - e está um sol imenso hoje, dá até certa alegria. Depois desceu da prateleira sua batedeira vermelha que mais ama para preparar as claras em neve.

Quando saí do banho, ela já estava preparando as panquecas em uma frigideira colorida, que a gente adora. Como você aprendeu a fazer? Nigella me ensinio, ela disse. Anda com essa fixação pela Nigella, desde que fomos à Livraria da Vila e ela comprou "Nigella Express". Até entendo. Nigella conversa com o leitor, como se fosse com ela. E ela gosta. Gosta muito. Mas hoje estava de pá virada. Nigella me decepcionou, ela disse. 40 g de fermento? 150 g de farinha? Verdade. estava puta da vida com essas medidas que não sabia bem definir no olho.

Mas a verdade é que isso não mudou nada. As panquecas saíram divinas. Di-vi-nas. E ela preparou a mesa de centro, da sala, que eu adoro. Você não gosta de comer na mesa, né, Lu. É. Por isso fez assim, forrou a mesinha de centro pra gente comer no chão, em cima das almofadas. Usou um toalha xadrez lindinha de tudo. Depois colocou a manteiga na manteigueira e a geleia num potinho de cerâmica lindo, que trouxe de viagem de um desses lugares do mundo.

E ainda colocou as orquídeas brancas, que estão lindas, lindas (e tão delicadas) ali do lado pra fechar a cena. Ontem foram as velinhas coloridas. Sempre tem alguma coisa para arrematar. Por isso me sinto melhor aqui. Bem melhor.

Nenhum comentário: