quinta-feira, fevereiro 10

:: Leituras

Vez ou outra, eu pego aquele livro que traz uma compilação dos melhores artigos da revista "Gourmet", "Banquetes Intermináveis". Tem livros assim, que gosto de ler aos poucos e só às vezes.

Algumas passagens me chamam especial atenção. Como aquela coisa de terem se banhado em "bacias de porcelana esmaltada, decorada com cisnes e crisântemos cor de alfazema". Ou as "cortinas de linho branco e seus peitoris carregados de begônias carnudas e medonhas". A "rosa de papel no vaso que encimava a complexa máquina de café".

Gosto muito da imagem do pescador de uma estalagem na Suíça. "Calado, de olhar triste e ar infeliz. A única coisa de que gostava no mundo era de pescar perca e cozinhá-la." Também dessa aqui, dos narcisos silvestres: "Quando entramos no carro, mademoiselle veio correndo com um ramalhete dos primeiros narcisos silvestres e os jogou frouxamente nas mãos de Michel".

Um dos relatos é sobre uma viagem de Ruth Kim Hai para o Sião. Lá pelas tantas, olha: "Comi fatias de cará cristalizado vendidos por uma menina que sentava de pernas cruzadas no chão, tendo sobre os joelhos as mercadorias de seu tabuleiro de palha trançada".

Enquanto eu não saio daqui, vou continuar lendo. Muito. Funciona.

Um comentário:

Um brasileiro disse...

Olá. Tudo blz? Estive por aqui. Gostei. Muit interessante. Apareça por lá. ABraços.