segunda-feira, março 31

:: Desejo de atum

Já faz uns dias que ando com desejo de comer atum. Quando lembro do que eu comi no charmosíssimo Robin des Bois, na Capote Valente, em Pinheiros, fico com água na boca. Desde que fui lá pela primeira vez, tenho vontade de voltar e voltar. O atum selado e depois passado no gergelim preto-e-branco (lindo) é servido com uma saladinha de agrião e um purê cremosíssimo de banana-da-terra. E o prato, que é muito bem-servido, de repente satisfaz duas pessoas e custa R$ 34. Para acompanhar, uma taça de espumante com perfume de gengibre. Não é incrível?

E então, se eu resolver cozinhar em casa, a Jana ensinou uma recetinha básica por telefone, outro dia. Fiquei curiosa. Ela disse assim:

"Corte o atum em fatias de um dedo e meio de largura, como um sashimi. Tempere com um fio de azeite, sal, pimenta-do-reino, casca do limão-siciliano ralada (ou aquele tempero da Bombay, de casca de limão desidratada), e aquele temperinho que vende na Liberdade, da marca S&B, chamado sansho no ko. Sele todas as faces para ficar levemente esbranquiçado. Pronto."

Nenhum comentário: