quinta-feira, janeiro 28

:: Caldo restaurador

A vida tem sido assim. Café com leite pela manhã. Jeneci, Letuce, Karina Buhr. Um pouquinho de cada, quando dá tempo. Antes de dormir, uma página ou outra de Somerset Maugham. Até o olho pesar. E uma vontade louca de estudar. Ler sentada na mesa, com lápis para grifar e caderno para anotar. Do lado, uma Coca light nos dias de semana, um uísque nos fins de semana - quem sabe?

No tempo livre, um pensamento ou dois sobre como será que vai ficar a prateleira que quero fazer ali na cozinha para colocar as minipanelas coloridas e desocupar um pouco aquela gavetona abarrotada de cacarecos de cozinha. Um tempo também para imaginar o desenho da zebra que quero fazer ainda não sei bem onde e outro tanto de tempo para ir à livraria.

Hoje até acordei mais cedo. Bem mais cedo que o normal. E então fiz o ritual da manhã, café-com-leite-jeneci-letuce-buhr, depois um pouco de exercício e... livraria. E ali gastei tudo que eu podia e o que eu não podia. Tenho a impressão de ter mesmo aprendido o que mamãe me ensinou na adolescência: dinheiro com livros é sempre bem gasto. Porque teve um dia que comprei um livro e paguei caro e fiquei culpada porque não passei do primeiro capítulo. Enfim...

Enfim tenho a Larousse Gastronomique numa lindíssima edição de 2009. É como se fosse um marco, não sei bem explicar. Desde os 19, 20 anos que namoro uma dessas, desde os tempos do escritório do JM, que tinha uma biblioteca de fazer inveja. Aí passava um ano, outro e mais outro e nada de conseguir gastar aquele monte de dinheiro na Larousse. Mas dessa vez foi - e eu já imaginava como ia ficar feliz com isso.

Na sacolinha coloquei também o livro do açúcar, do Gilberto Freyre, que é básico, eu já li emprestado um monte de trechos, mas não tinha um próprio para ler de uma vez e grifar. Ui. Lá no canto da antropologia encontrei “A Invenção do Restaurante”, da Rebecca L. Spang, e toda aquela história do restaurant, quando não era um lugar, era algo para comer, um caldo restaurador. Preciso de um desse. E de sossego. Comofaz?

Nenhum comentário: