quinta-feira, dezembro 11

:: Quando preciso me conformar

("piciso" muito, eu ia dizer pra elas)

A partir do dia primeiro do ano, o jornal vai adotar as regras do novo acordo ortográfico. Na semana passada, tivemos aulas de português com a professora que nos atende 24h para tirar dúvidas ao telefone - a glória. Confesso, estou meio nervosa.

Primeiro, porque, imagina, eu vou ter de viver sem tremas. Como é que vou ser capaz de escrever linguiça e não lingüiça? Além do português, é uma questão de charme. Depois, tive de relembrar as regras dos ditongos, hiatos, paroxítonas, oxítonas, monossílabos tônicos e afins para aprender, em seguida, as novas formas de usar acentos agudos em palavras como assembleia, ideia, heroico - pasmem: todos perderm o acento.

Atenção, está assim na ficha da aula: "quando o hiato é antecedido de ditongo, os acentos agudos nos hiatos "i" e "u", desaparace. A-hã. Claro. Óbvio. E então, a boa notícia: o acento circunflexo nas letras dobradas de-sa-pa-re-ce! Chega de veem, leem, voo, enjoo com acento. Ufa.

Eis que surgem as novas regras para hífen e voltei a ficar passada. Até esqueci que "o acento circunflexo nas letras dobradas de-sa-pa-re-ce" e tal. Pois estudei hífens a minha vida inteira. Decorei a lista até aprender de verdade e agora, atenção, tudo, tudo mudou. Bem, micro-ondas agora teremos de grafar assim, com hífen. Assim como temos novidades em palavras como: antissocial, paraquedas, contrarregra, benfeito, autorretrato, arqui-inimigo e afins, em suas novas versões.

Pior, pêra perde o acento e vira pera. Pára também e tudo vira para. E agora?

4 comentários:

MEL disse...

Sabe, eu tenho vontade de sentar e chorar. Mas é de raiva. Eu, reservada em minha individualidade, me recuso a aceitar algumas regras.
Mas pensa bem, se você escrever errado, tá certo!
Ai meu Deus, acho que vou pra Portugal...

marcella franco disse...

gente, mas vc teve uma epifania pra escrever sobre isso!
jesus, que tema! hahahahahaha

Unknown disse...

mina, "piciso" hahahah

Flamingo em Festa disse...

Nossa Lu, to desesperada. De-ses-pe-ra-da.

Como a gente faz? Volta pro primário? Ou seria primario?

jesuis