terça-feira, fevereiro 24

:: Das trilhas

Ela mandou mensagem de texto e depois e-mail. Não ousou tocar no telefone por dois motivos óbvios: o crédito sempre em falta e a minha irritação típica das terças-feiras. Mas ela insistiu em contar o quanto gostou dos discos que gravei pra ela, porque sabe que eu gosto de pequenos exageros.

Ontem contou as histórias mais engraçadas do motel, choramos as pitangas juntas pelas desilusões, atualizamos todas as novidades profissionais. Enquanto a gente morria de orgulho uma da outra. É um pouco assim com ela. Ela olha para cada detalhe da minicasa e repete os elogios.

Quando tiver uma casa só pra ela, disse que vai me alugar até deixar a dela igual a minha. Os detalhes, ela diz. Ela gosta mesmo dos detalhes, da tábua colorida de cortar cebola, do Paulinho da Viola ao fundo, dos quadrinhos do Miró, dos cabides e banquinhos de madeira da Baraúna, das cervejas sempre geladas e de uns extras _os espumantes, os licores, os saquês...

Ela que foi até a Liberdade comprar copinhos de cerâmica para eu servir o saquê com estilo, como a gente gosta. Resolveu meu presente de aniversário quando eu carreguei comigo num saquêbar e tomamos drinques até esquecer enquanto eu explicava o be-a-bá sobre o polimento do grão de arroz e sua fermentação.

Hoje escreveu para contar que dançou sozinha, nesta manhã de Carnaval, no quarto, na frente da janela, só porque ouviu os discos que eu fiz pra ela. Aumentou o som uma ou duas vezes e não ficou intimidada quando o vizinho começou a espiar aquele suingue. Justo ela, que fica vermelha e esconde o rosto com almofada quando vai contar alguma coisa para maiores de idade.

Depois vieram as canções mais calmas e ela ficou olhando pro teto, contou. Só ouvindo. Ela, que, imagina, nunca vai arriscar gravar um disco pra mim, preparou toda a sequência de exercícios da academia e vai pegar no meu pé se eu for tomar sol no lugar da bike e do alongamento. Mas talvez ela me dispense dos pesinhos vez ou outra se eu prometer mais um disco pra ela. Ou, quem sabe, eu consiga escapar de alguns exercícios se convidar ela pra dançar.

Nenhum comentário: