domingo, fevereiro 15

:: Quando bato pernas

Eu vivo andando pela cidade, não é novidade. Alguns dias, tenho de acordar mais cedo que o normal para visitar lugares, cafés, chocolaterias, doçarias e afins e caçar alguma coisa muito incrível para escrever na semana. O melhor da profissão é que sempre, sempre que dá certo e que realmente encontro coisinhas diferentes por aí fico realmente (re-al-men-te) satisfeita.

Outro dia foi assim. Fui a uma loja de chocolates nova, sobre a qual escrevi no Guia nesta semana, e conheci um monte de coisa por ali. E o lugar me encantou não só como profissional, mas como pessoa, pelas coisas que eu gosto, pessoalmente.

Logo que eu cheguei, anônima, a proprietária abriu um sorriso e começou a me contar sobre os chocolates, bombons, especiairias e afins porque me viu interessada. Tudo no maior prazer. Depois caminhei pela loja e descobri dois cacaueiros plantadinhos ali, na maior saúde. E então ela disse que um veio da Bahia e outro do litoral, aqui pertinho mesmo _era o menorzinho, que ela cuida tão bem, parece. Na hora pensei no meu pé de café.

Enquanto ela tirava um expresso que eu havia pedido _um leggero da Nespresso_, eu olhava atenta a prateleira de livros de chocolates e chás que ela tinha ali nos fundos, num móvel robusto, que eu teria na fazenda. Antes de sentar numa das confortáveis poltronas ali numa ala bem iluminada da loja, para tomar café e ler alguma coisa, ela comentou sobre um dos livros e eu fui dar uma olhada. "The Chocolate Connoisseur", de Cholé Doutre-Roussel. Li uns pedaços aleatórios e quero um pra mim. Vou encomendar.

Ao mesmo tempo, tocava uma trilha diferente e eu, mais uma vez, fui perguntar o que era. Ela me levou a caixinha do disco e eu anotei: Yael Naim & David Donatien. Depois entendi. O que ela quer ali, nas palavras dela, é criar um ambiente de prazer, que estimule todos os sentidos. Por isso tanto cuidado e delicadeza com os detalhes. E por isso que eu vou voltar para mais um café e meio chocolate _porque em 2009 é assim, metade de tudo, ou um terço, só.

A matéria está aqui: http://guia.folha.com.br/guloseimas/ult10080u503569.shtml

4 comentários:

Saulo disse...

pensou se esse seu texto no blog pudesse ser publicado no Guia? textos assim são dizem mais. gostei. :)

lufec disse...

já pensou? mas eu tenho de guardar os "extras" pra cá, mesmo.
escuta, você é o saulo que eu conheço?

lufec disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo disse...

conhece não. pelo menos acho que não. visito o blog há pouco tempo. coisa de google.