quinta-feira, novembro 8

:: O português no inglês

E então desde agosto voltei para as salas de aula. Sou, de novo, uma estudante de inglês e, hoje em dia, é algo que me traz grande satisfação. É legal porque, depois de anos, fui capaz de inventar um mecanismo ótimo que não tem falhado. Sempre fui travada com inglês - sobretudo depois de alguns traumas engraçadissímos de infância. Agora voltei a praticar e soltei a língua. Mesmo assim, vez ou outra bate aquela vergonha de dizer algo errado - algo muito errado. Nesses momentos, eu entro em ação com a minha versão mais engraçada de mim mesma. É perfeito. Todo mundo ri porque você tá sendo engraçada (sempre cola) e as risadas das pessoas ridicularizando o seu erro terrível ficam diluídas ali no meio. Aí, você fica com fama de muito divertida (e as pessoas ficam te amando porque depois de trabalharem horas ainda têm de falar inglês e eu chego com o bom humor para salvar todo mundo - rá!) e, ao mesmo tempo, não se traumatiza ainda mais porque riem dos seus erros. Não é incrível?

Na teoria é. Mas, na prática, a verdade é que eu não consigo me expressar em inglês. O xuxu do meu professor desenha um abacaxi na lousa e coloca o meu nome embaixo. Sempre o meu. Só o meu. Ganha o troféu quem fala português na aula. Eu sou muitíssimo comprometida em falar inglês o tempo todo. Mesmo. Mas, tem momentos especiais em que eu sinto uma necessidade além do meu controle de expressar alguma coisa. E aí solto as minhas manias em português, que os amigos conhecem. Solto, eventualmente, o meu "nooossaaaa", ou "que situação", ou "ai, tô tensa". Imagina falar isso em inglês? Por isso, só por uma liberdade extrema de expressão, eu ganho vez ou outra o tal do abacaxi (é o maior frisson, na verdade).

Eis que ontem saí para jantar com a Dri e contei um pouco essa história toda. E sabe o que ela me prometeu de presente? Uma lista de formas-incontroláveis-de-expressão-em-inglês. Dito e feito, chegou no e-mail há pouco:


Oh my God!
For Christ's sake!
Holy shit!
Fuckin shit!
Fuckin' assroll!

8 comentários:

Adriana Küchler disse...

Sabe que eu esqueci que o exagero com vc tem que ser exagerado mesmo (é noooossa e não nossa). A lista ficaria então assim:
- ooooooohh mmmmmy goooood!
- for chriiiiist's sake!
- hooooly shit
- fuckiiiiin shit
- fuckin' assroooooooll!

Mari disse...

pior que vc pega as manias e depois as transmite para seus comparsas. já posso me ver mandando um hooooly shit pelo mundo afora...

cami disse...

é asshole! oops! já que é pra aula de inglês melhor xingar certo! hahaha! ah e faltou o "what the fuck?" beijos

Diogo disse...

Oh dammit! Lost my suitcase!
What the hell are you doing here?

Unknown disse...

bollocks!! ahhhhhhhhhhhhh, agora imagina ter que conversar soh em ingles, shuch a mess. lu, como ser engracada em ingles, eh o que quero saber, pra ninguem notar seu erro? gostoso voce com a dri.

gisela disse...

a melhor de todas tá na lista do diogo: DAMN IT!!!!

Felipe Marini disse...

Lou! Damm! Fuckiiiin great post!
Eu também sempre travo falando Wow! nice! Wow! nice! Hmmm... awesome!

lufec disse...

eba todos! tudo anotado