segunda-feira, setembro 8

:: Perguntas e respostas

Quando a gente "elege" um mestre, a vida fica muito mais cheia de detalhes.
O e-mail que eu mandei era assim: "me ajuda?":

Eu: quando aparece esse "bis" nos endereços de paris, o que quer dizer?
exemplo: 1 bis Rue Jean Mermoz

Ele: "Bis" é usado quando tem dois endereços (duas casas, duas lojas etc.) no mesmo número. Às vezes é um imóvel que no passado era uma casa só, ou uma loja só etc., e depois foi dividido em dois, com dois donos, duas ocupações. Como em Paris a numeração costuma ser por ordem crescente, e não pela metragem da rua como aqui, então o imóvel 1 tem ao lado o imóvel 2. Se o 1 se divide, não tem outro número pra ele. Então um deles fica como 1 bis. Como aqui às vezes, se há duas ocupações no mesmo imóvel, costuma-se usar coisas do tipo "nº 22 fundos", "nº 22 altos" etc.

Eu: mais uma... pode? o que é esse Fg. aqui neste endereço: Rue du Fg St. Denis...

Ele: É rue du Faubourg St. Denis. Faubourg vem de "fora do burgo", quer dizer subúrbio. Na Paris medieval, o subúrbio eram as áreas que ficavam fora da muralha, da cidade cercada. Em geral as vias que davam nestas muralhas tinham o mesmo nome das ruas que as continuavam dentro da cidade. Então tem a rue St. Denis que, a partir de um determinado ponto, vira rue du Faubourg St. Denis. Assim como rue Poissonière / rue du Faubourg Poissonière, rue St. Honoré / rue du Faubourg St. Honoré etc. -- há dezenas. Só que hoje essas ruas não estão mais no "faubourg", a cidade cresceu e elas estão no meio da cidade atual. Não são mais subúrbio.

Eu: uau. acho que vou te fazer mais perguntas. depois de muitas, muitas, vou a paris.

Ele: Melhor ir logo a Paris. Mas enquanto não vai, pode ir perguntando...

6 comentários:

Mari disse...

tem uma faoubourg aqui do ladinho de casa! quando vier, não esqueça: faoubourg st. antoine. passa lá e me liga que eu vou te resgatar a pé!

lufec disse...

aaah, não fala assim que eu choro (mesmo) porque eu não sei bem como lidar com essa coisa de ter saudade. ainda mais de uma família inteira, já pensou?

meucanto disse...

Esse foi gostoso que nem ler coluna do Veríssimo...

MEL disse...

Sensacional!
Adorei! Adoro cultura internacional! Hehe!
Beijos

lufec disse...

flabinha, nao acredito que vc vem aqui. era mesmo verdade. ui! amei. ainda mais com um comentaio desses que arrepia a gente.
mel, vc é léitora de sempre, ne? adoro. adoro.
beijocas

cahiers d'ailleurs disse...

eeeiiiii
se vier pra cá e não me avisar eu te esgano!