sexta-feira, julho 3

:: Quereres

Esse dia de chuva me deixou com saudade do Supra, um restaurante italiano que foi demolido para dar espaço a um prédio - céus! No Supra tinha essa coisa do aconchego, um serviço impecável (que eu adoro), banquinhos pequetuchos pra deixar a bolsa embaixo da mesa e um cardápio que eu nem sei explicar.

Primeiro aquelas polentas todas que aprendi a gostar - e tanto. Polenta com minilulas grelhadas salpicadas com bottarga dourada de tainha e tomates frescos; polenta com cogumelos salteados na manteiga (porcini seco, shiitake, shimeji e prataiolo); polenta com linguiça caseira, feita ali mesmo, ao molho de tomates frescos e legumes. Pode? Não pode?

Depois vinham as massas artesanais, preparadas ali naquela bela cozinha aberta. Massas frescas cilindradas, cortadas e recheadas somente depois de nós, clientes, fazermos o pedido. Sente? E, depois, o garçom ainda leva a massa escolhida à mesa, antes de ser finalizada na água. Uma coisa. Uma delicadeza.

E mais. Tinha um cardápio de queijos - e eu sou louca, lou-ca por queijos de todas as espécies. Troco qualquer chocolate, qualquer sorvete, qualquer bolo por queijo. Mas, complicado, sabe. Muito coisa de gordinho comer queijo além de polenta na entrada, massa como prato principal. God. Mas, sabe, dá pra resistir?

Olha só: brie (e eles explicam assim: queijo francês de massa mole de leite bovino servido com nozes); castelmagno ("conhecido como o 'rei' dos queijos italianos, é produzido em Cuneo, Piemonte - de massa dura de leite bovino, acrescido de pequena quantidade de caprino e ovino, média maturação elaborada em grutas naturais da região, sabor picante e perfumado, servido com mosto de uva toscano cozido e tartufado"); gorgonzola DOC "de massa mole de leite bovino, média maturação, sabor doce e muito aromático, servido com geléia de pimentas vermelhas"; parmigiano reggiano ("queijo de massa dura de leite bovino e maturação longa, servido com damascos secos"); pecorino sardo ("queijo de massa dura de leite de ovelha e maturação média, servido com mostarda de Cremona e pimenta-biquinho") e taleggio ("de massa mole de leite bovino, maturação média, sabor delicado e doce e ligeiramente aromático, servido com mostarda de Cremona e uvas Moscatel").

E, nesse último jantar, me lembro que fiquei encantada com essa coisa das descrições só pensando em chegar em casa e fuçar fuçar e fuçar tudo no meu livro de queijos que eu adoro. Minha última vez foi de não esquecer. Mas aí tem essa coisa da saudade e, quem sabe, sabe, eu não gosto muito dessa coisa de sentir saudade...

Nenhum comentário: