sexta-feira, junho 22

:: Amelie dos garcons




Depois de ler "Cozinha Confidencial", so um entre os varios livros do chef Anthony Bourdain, eu encanei que queria conhecer seu restaurante. Nao sei porque. Porque no livro cheguei a ficar com nojo da comida. Com aquelas descricoes cheias de detalhes de como funciona uma cozinha, de como os chefs e afins cheiram, nao sao higienicos e bla bla bla. Resumindo, os bastidores mais asquerosos. Mas eis que eu queria sim conhecer um cardapio dele. E eu fui. Outro dia vi o gatao na TV. Foi convidado para ser jurado especial de um dos desafios do Top Chef (alias, do mesmo que eu descrevi ha uns dias aqui). E entao coloquei na agenda uma visita ao Les Halles. Esperei a Dri Kuchler chegar porque ela e' do tipo que topa e que gosta. E ainda tem uma quedinha pelo moco. Quem nao tem?

Fomos almocar por la, entre um museu e outro _porque agora que e' hora de partir, estou agitada fazendo tudo o que faltou. E faltou o PS1 e a Frick Collection, mas resolvi isso hoje mesmo. Paramos ali numa mesinha para dois. Demos uma olhada com calma num cardapio cheio de opcoes de carnes com batata frita, sanduiches, saladas. Oquei, um file au poivre aqui, um coq au vin ali, cassoulet mais adiante. Mas ficamos no be-a-ba, porque fim de viagem quer dizer pouco dinheiro e, no caso da Dri, comecou de viagem quer dizer: contencao.

O garcon era uma graca, a Dri resumiu bem: Amelie Poulain dos garcons. E ainda vinha timido e falava em frances. E ela agitou e falou com seu frances charmoso mesclado com mimicas para completar as ideias com a falta de algumas palavras.

Mas, ai. A agua custou a ser servida, da massa pingava oleo, e o frango estava seco. Que desgosto. Banheiro. Ai. o banheiro. O banheiro estava sujo e a privada entupida. E eu, no meio da refeicao, fui dar um pulo la e tive o desgoto duplo de ver um cidadao, sem cerimonia, desentupindo o vaso. Bem ali na frente das clientes que decidem almocar so pra ver qual e' a do Anthony Bourdain. E eu nao volto mais.

Um comentário:

Adriana Küchler disse...

assino embaixo. tudo bem que ele nos proporcionou o amelie, mas a gente esperava muito mais do anthony bourdain, ne? amei o texto do di/redman.