quinta-feira, junho 14

:: Mesa pra duas

Hoje, mais ou menos as 21h eu estava em casa enrolando com a Li. As duas propondo varios programas pros meus ultimos dias e as duas estiradas no sofa. E o tempo passando... E ela ia ter de acordar cedo... E o tempo passando. Provavelmente, a gente so ia sair pra jantar mesmo. Mas entao, deu 21h25 e a Gi ligou:

- Lu, vc tem como chegar no Carnegie Hall agora? Tem um ingresso sobrando pra um show ja!
- Calma, Gi, que show?
- Pink Martini.
- Mas o que e' isso Gi?
- E' uma especie de Orquestra Imperial daqui.
- To indo.

Esse papo foi tao tao rapido que durou segundos. Ela engoliu as palavras e eu sai tao rapido que fui de tenis mesmo. Nessas horas eu amo que so e' vc sair na rua que um taxi para. Luxo.

- Hi, good night, Carnegie Hall, please. Estou muito, muito atrasada.
- Um minuto ta bom pra vc?

E passou apenas um minuto e eu estava na porta do Carnegie. 21h30 em ponto. Nao me pegrunte como. Peguei o ingresso que a Gi deixou com o cara que vende CDs e camisetas. Entrei. Sentei num lugar incrivel. E o show comecou. Na verdade, eu cheguei (e ela chegou tambem) na segunda parte do show e foi o suficiente.

Pode ate ser comparado com a Orquestra Imperial, mas o publico vai de sapato e nao de chinelo ou tenis. Pode ate ser comparado com Osquestra Imperail mas os musicos nao vao com camisa pra fora da calca ou vestidinho de algodao e sim de terno, sapato brilhante, vestido longo de algum-tecido-que-eu-nao-sei-o-nome. Pode ate ser comparado com a Orquestra Imperial, mas voce assiste o show sentado em poltronas confortaveis e nao morre de dancar como naquela choperia do Sesc Pompeia tomando cerveja gelada. Pode ate ser comparado com Orquestra Imperial porque tem tambem um monte de convidados e eles ate ficam todos juntos no palco em algum momento, mas nao tem o suingue. Ate tem certa descontracao, mas nao tem o requebrado. Nao tem.

Mesmo assim valeu. Valeu mesmo. Mais um show naquele teatro maravilhoso a convite simplesmente de Gi Gueiros. Ui. E entao eu estava ali, sentadinha, e sobe ao palco, com ajuda alheia, um senhor (mesmo). Senta no banquinho, abre aquele sorriso e comeca a cantar. E eu nunca tinha ouvido falar do cara, mas fiquei impressionada (mesmo). Velhinho, velhinho, com aquela voz que quase falha e acaba com a gente. Um dos convidados especiais da noite que foi aplaudido pela plateia em massa, todos de pe. Chama-se Jimmy Scott e dizem que era o cantor predileto de Billie Holiday. Quer mais? Ele e' admirado por sujeitos como David Lynch, Lou Reed e Ray Charles que disse um dia: "he defined what 'soul' is all about in singing long before anyone was using the word". Foi foda ver o cara ali de pertinho. Foda.

A noite acabou no charmosissimo boteco Carnigie Deli (...catessen & Restaurant). E aquele clima todo me lembrou muito o Jobi, classico das noites cariocas. Ou um esquema Estadao, em SP, aqueles sanduiches de mortadela gigantes e aberto ate altas horas (ou 24h?)... E tivemos um otimo papo que fluiu com muita diet coke e zero de batata frita. E e' quase uma bencao (ou e' de fato uma bencao) ouvir a Gi falar da vida, da arte, da arte da vida.

Pagamos a conta com ela me explicando um pouco mais sobre o trabalho do Andreas Gursky (que vi a expo hoje em Chelsea _devo escrever sobre isso depois), E ela disse que o trabalho dele e' uma especie de "anfetamina visual" (porque ela leu sobre isso, porque ela le sobre arte...) e eu adorei muito isso. A foto que eu mais gostei dele (e agora pra saber o nome?) e' de um predio gigante, inteiro de vidro, com muitas pessoas coloridas dentro, de todas as especies. E' meio isso. Ele fotografa alguma coisa banal, que esta ali todos os dias e faz daquilo um evento. Uma coisa foda que faz voce reparar nos minimos detalhes. E de repente aquilo e' obra de arte e eu queria uma parede na minha casa so pra colocar a fotografia.

Enfim, a noite acabou de fato na entrada do metro, meio friozinho. Ela ia pegar o metro amarelo e eu ia a pe (delicia). E simplesmente acabou com um convite pra almocar no Morandi na segunda, as 13h, no meu aniversario...

4 comentários:

gisela disse...

lululululu! amo que todas as vezes que te vi em nyc a gente foi a algum show. isso, sim, eh uma amizade musical. continuemos assim, tah? pink martini, gursky, diet coke. soh mesmo um bom bate papo pode deixar isso tudo no chinelo. ou no tenis.
beijo, querida. e ateh segunda.

cami disse...

que animaaaal! outro dia falei pra gi no msn:

Gi, tô com muitas saudades. Saudades da conversas que não tivemos! é muito bom escutar essa menina mesmo...

aproveita o aniversário, linda!

muitas saudades de você e das conversas que vamos ter quando você chegar! AMO!

beijos

Mari disse...

Pink Martini é legal, Lu! Nunca fui na Orquestra Imperial pra poder comparar, mas musiquinha em francês é sempre um charme.
(E o Carlos tava falando do Carnegie Deli essa semana! Disse que o sanduíche de pastrami de lá é um clássico...)

lufec disse...

bz, eu sei eu sei. e' breguissimo e legal ao mesmo tempo. eu sei eu sei. o que o carlos falou do carnegie deli? veja se ele concorda comigo quando eu digo que lembra alguma coisa do jobi e do bar estadao.