quarta-feira, outubro 17

:: Sobre a ansiedade pré-mostra

A Mostra Internaconal de Cinema é um dos eventos que mais espero no ano, desde 2000, quando fiz minha primeira maratona. Sempre existe uma tensão pré-mostra, um ajuste de agendas, uma dedicação integral nos fins de semana, sem trela pra encontros familiares ou festas até tarde. No máximo, um almoço ou jantar entre um filme e outro, naquele restaurante que fica no caminho da sala a para a sala b.

A vinheta, é uma expectativa pararela. Às vezes, muito maluco, mas tão grande quanto. Pelo que me lembro, a que mais gostei até hoje foi a da 28º criada pelo designer gráfico Amir Admoni, com trilha do Abujamra. Naquele ano, vi mais ou menos 30 filmes - por sorte estava fazedo um frila com horários bem flexíveis - e, juro, não cansei. Jamais. Eu sempre queria mais e mais daquela abertura que dava uma alegria na gente. Ele achou o mesmo. Em uma entrevista que Admoni deu na época para o meu amigo Igor Ribeiro, que escreveu uma matéria sobre na Ilustrada, disse que "a vinheta está próxima da mistura de paz e sonho que há na arte de Gitai, por isso satisfez o público". Pode até ser. Mas pode ser mais. Eu gosto do colorido e do astral da trilha. Infelizmente, não achei no YouTube pra mostrar. Droga, droga.

No ano passado, a vinheta foi mais sóbria. Criava certa tensão que persistia quando os filmes que vinham a seguir eram mais pesados. Mas belíssima ainda assim.



Neste ano, não resisti. E talvez tenha sido cagada, mas não dá mais para voltar atrás. Fuçando o site da Mostra achei a vinheta desta 31º, do Hector Babenco, e assisti. Talvez perca aquele clima de ansiedade que é uma delícia, da espera para ver a vinheta. Talvez não. Talvez o fato de eu ter visto num pequeno computador não queira dizer nada, já que a exibição nas grandes telas é sempre imbatível. Para quem, como eu, não resistir, tá aqui:

3 comentários:

Diogo disse...

Ai... ainda bem que tive tempo para, antes de comentar no seu blog, ir ao meu primeiro filme da mostra.
Muito bonito diga-se de passagem, The Last Caution, mostra uma china invadida pelos japoneses.

e os blogs que esperem um pouco...

lufec disse...

Lust, Caution, Di... rá.

Diogo disse...

Lust?
certeza?