sexta-feira, outubro 5

:: O meu leite subiu!

O maior pavor na aula de barista é o leite. A gente tira café e fica aquele medinho da aula do leite, que vem depois. Porque é clássico que o leite não sobe. Ele precisa dobrar de volume quando é vaporizado, mas o processo não é simples. Ele precisa, ainda, ficar brilhante e sem bolhas. Sem bolhas???

Enfim, ontem tivemos a tal da aula do leito. Primeiro teórica, depois prática. Treinammos, no começo com água e detergente - o efeito é o mesmo. Depois, passamos para o próprio leite. É praticamente uma aula de pornografias sexuais. Rá!

Primeiro porque o leite tem de subir. Segundo porque você precisa limpar toda hora o bico vaporizador (aquela coisa meio cilíndrica e comprida): envolto naquele paninho de pia, você faz movimentos para cima e para baixo (!). Depois, quando o leite está devidamente vaporizado na pitcher você deve homogeneizar, mexendo rapidamente de um lado para o outro, no sentido horizontal, com certa velocidade. Para melhor explicar a natureza do movimento, a professora ainda fala: "Quem já empinou pipa?".

Nessa hora, eu não agüentei: caí na risada e os mais espertinhos - ou maliciosos - riram comigo.

6 comentários:

Diogo disse...

ooopa! pera lá! vamos devagar com o "andor" que o santo é de barro!

Mari disse...

tô péssima. meu leite não subia nem com reza braba.(e sem interpretações, por favor...)

Julia disse...

Dica pro leite: um dos fatores determinantes pra fazer um bom leite é a proteína. Baristas americanos obcecados fizeram estudos e descobriram que ou contrário do que se pensava, o teor de gordura não influencia na vaporização.

Teste diferentes marcas. Provavelmente seu curso oferece um leite baratinho, considerando que vão litros e litros para o aprendizado. Já te adianto que Parmalat é péssimo e só sobe com reza braba.

Recomendo o Leite da Fazenda, o integral que é mais encorpado.

Coloque uma mão na pitcher e desligue o vaporizador pouco antes de queimar a mão. Se queimar o leite ele desanda anyaway..

;)

lufec disse...

julia, tá brincando essa história da proteína? adorei. vou buscar coisas pra ler sobre isso para quebrar de vez o mito da gordura. beijo, tks.

Unknown disse...

Lu, quem me contou esse lance do leite foi a Sherri Johns. Ela é... "expert é pouco" em café. Colocar o nome dela na sua busca deve ajudar.

E olha só o que eu tinha aqui nos favoritos...
http://www.coffeegeek.com/guides
/frothingguide/steamguide

:) Bj!

Unknown disse...

Ei! Achei mais!

http://www.coffeeresearch.org/
espresso/milktexture.htm

http://www.xpressivo.com/
theespressoguide/
recomended_latte_art.asp

http://br.youtube.com/
watch?v=ZDZs__m5iAI


http://br.youtube.com/
watch?v=0a7ke7SQ3LY