terça-feira, outubro 2

:: Vou confessar, meu cafezinho é um fracasso!

Como a gente faz para manter a auto-estima sem esmalte, de unhas rapadas, cutícula catastrófica, sem perfume, cabelo preso, avental preto escondendo o decote, calça suja de café e, além de tudo, o seu café espresso, no final das contas, é ruim?

Porque dava para encarar a ausência temporaria do "ritual menininhas" pela manhã por alguns dias fácil, fácil, caso o resultado final fosse incrível. É o meu terceiro dia na máquina e, óh, céus, o meu espresso já saiu repetidas vezes intragável. Tem a parte do grão, claro. Tem o moinho, que sempre está desregulado (sempre, sempre culpar o moinho!). Mas aí tem a sua mão mesmo. E essa, não dá pra trocar.

É tudo uma questão de prática e dom. Se você não leva jeito, esquece. Eu ainda estou na parte: "com a prática eu chego lá". É cedo para desistir. Fiz alguns espressos direitinho, até. Se você for pensar bem, não ultrapassei o tempo, alcancei a medida certa, de 30 ml, que é o padrão que utilizamos em aula.

Mas aí aparecem todos aqueles mínimos detalhes que fazem toda a diferença na hora de avaliar o produto final - a bebida que está ali, na sua xícara. É preciso aprender cuidadosamente a quantidade de pó certa (são 7 g para um espresso). É preciso aprender a força exata que se deve fazer na compactação, nem mais, nem menos. E então, é preciso ter o dom da compactação: a borra precisa estar superalinhada e sem nenhum resquício de pó de café sobrando sem compactação no porta-filtro.

Aí você faz todo o precesso milhões de vezes e seu espresso continua com algum problema! Aí você olha pro chão e vê seu decote escondido por um avental preto bem sem-graça. Aí você vira para o lado e seu cabelo não mexe porque está preso. Aí você inclina o pescoço e nada daquele perfuminho que você adora e que sempre alegra. Aí você olha para as suas mãos, tão macias.... E, de repente: elas estão meio calejadas da água quente, com aquela unha terrível, sem aquele esmalte bonitinho que você adora da Dior.

Depois disso tudo, para onde é que vai a sua auto-estima? Me diz!

Nenhum comentário: