quarta-feira, outubro 24

:: Highlights

(na minha mera opinião)

Eu não entendo nada de cinema. Eu só gosto. Eu esqueço os nomes dos diretores, dos atores, dos próprios filmes. Eu não tenho jeito para escrever sinopses, nem para explicar, em palavras, o que eu achei daquele detalhe ou daquela atuação. Eu não ouso fazer relações malucas com outros filmes, muito menos com acontecimentos políticos que não sejam óbvios. Ao mesmo tempo, eu sinto um monte de coisa, eu levo questões para o divã, eu discuto com amigos sobre as coisas simples que fizeram algum sentido para mim.

Vi bastante coisa da Mostra até agora. Tenho feito o meu melhor para conciliar horários - coisa de gente louca, mas tem valido muito a pena. No balanço, até agora, acho que foi uma das melhores.

Os meus prediletos até aqui:

"Um Amor Jovem", do meu queridinho Ethan Hawke, que atuou na dupla "Antes do Amanhecer" e "Depois do Pôr-do-sol". Para melhorar, Catalina Sandino Moreno (de Maria Cheia de Graça e que, há pouco, atuou num dos curtas de "Paris, te amo").



"Do outro lado", de Fatih Akin, um diretor de origem turca, que talvez seja um dos meus prediletos de hoje, que fez "Contra a Parede" e "Crossing the Bridge"



"Em Paris" - com os dois gostosinhos Romain Duris (protagonista de "De Tanto Bater Meu Coração Parou" - amo!) e Louis Garrel, que fez "Os Sonhadores" e atua em outros filmes em cartaz na Mostra.




"I'm Not There" - um jeito original de falar sobre Bob Dylan, que ganhou prêmios no Festival de Veneza, com a atuação deslumbrante de Cate Blanchett.



"Viagem a Darjeeling", de Wes Anderson (de "A Vida Marina com Steve Zissou", com os atores mais engraçados (eu rolei de rir) e com as incríveis malas da Louis Vuitton (feitas especialmente para o filme?).



"Sonhando Acordado", do mesmo diretor de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", Michel Gondry. E quem diria que Gael Garcia ia se dar tão bem num papel como esse?



"Sombras de Goya" - a dupla Javier Barden e Natalie Portman é imperdível



Ufa!

6 comentários:

juliana disse...

Lu, acabo de ficar sabendo que você tem um blog. Na verdade a Pati já tinha comentado, mas o enedereço só chegou as minhas mãos agora. Adorei! Também tenho um, acabei de começar. Passarei por aqui e farei comentários.
Beijos, Ju Bichir

Mariana Tassinari disse...

ta realmente incrivel essa mostra...!!!! olha que curioso: andei vendo os mesmos filmes que voce e tb amei todos!!!

lufec disse...

que bom que apareceu. sabe que quando li "mamãe" até me assustou? e fui lendo o recadinho como se fosse a minha mãe mesmo. aí lá no fim "ju bichir" rá! ufa ufa. vou la te visitar no blog, pode deixar!

má-tudo, a minha resposta pra vc é: rá rá rá!
u-m-s-o-n-h-o.

cami disse...

adorei o que vc falou de não saber colocar em palavras a experiência do filme. eu me sinto assim. esses filmes muito bons demais que "blow your mind", é impossível sintetizar (no sentido de comprimir mesmo) a experiência em palavras! ai ai... saudades de você, viu! esses encontrinhos rápidos na fila da mostra não deram nem pro começo! beijos

Unknown disse...

se jogou na mostra heim, fofa?

Diogo disse...

luca, estou morrendo de inveja... o pior é ter tudo e não ir.... desses algum estréia?