quinta-feira, setembro 27

:: Das leituras

Ganhei "O Passado", de Alan Pauls, da Bel Coelho no meu primeiro - ou segundo? - fim de semana de volta ao Brasil. Escrevi sobre ele aqui, aliás. Escrevi sobre toda a história, como foi que ganhei e tal. E então, na época, logo comecei a ler. Parei depois de alguns dias. Os livros são assim, existem momentos certos para serem lidos. Não era o momento. E isso não tem a ver com gostar ou não da obra.

Peguei de volta da bancada do meu quarto ontem à noite, durante uma crise de insônia. Abri na página marcada com um marcador especial, que adoro, que me faz lembrar das minhas leituras prediletas e seus significados. Voltei algumas páginas para trás, tavez um capítulo, ou dois. Comecei a reler devagar, tentando digerir aquilo tudo. Não é das missões mais fáceis, mas agora senti que as coisas ganharam um novo sentido. Quem sabe isso quer dizer que a hora é agora. Ainda não sei. Li mais um pouco no ônibus cheio que peguei para ir para o curso. Me isolei completamente. Quando cheguei, fiz algumas anotações no meu caderninho...

"A separação não era o além do amor: era seu limite, seu auge, a borda interna de seu confim"

"Era curioso: a extinção do amor só fizera multiplicar as formas, os cuidados, as atmosferas do amor"

"Diga que me odeia, que gostaria de me bater, me fazer sangrar, que se apaixonou por outra mulher, que está indo morar noutro país, mas não diga que está se esquecendo de mim"

Nenhum comentário: